Scroll Top

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Tudo que você precisa saber sobre Ecodoppler

O EcoDoppler é um dos principais exames de ultrassonografia para avaliação fluxo de sangue nas artérias e veias do corpo. Completo e indolor, o teste fornece apoio ao diagnóstico de problemas circulatórios e doenças cardiovasculares, que são as principais causas de mortes no mundo.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, só em 2020, 18 milhões de pessoas morreram por causas cardiovasculares. Por essa razão, compreender como funciona o exame e suas principais indicações, se torna cada vez mais relevante.

Se você procura informações a respeito, leia este artigo até o fim.

O QUE É O EXAME ECODOPPLER?

O EcoDoppler é um tipo de ultrassom, com técnicas específicas, que permite a visualização colorida do fluxo de sangue nas artérias e veias do corpo.

É um exame não invasivo, ou seja, não utiliza agulhas e não precisa de anestesia para ser feito, e é realizado por um médico, que vai passar um transdutor com gel, que é uma parte pequena do aparelho de ultrassom, no local do corpo a ser examinado.

Através da realização do EcoDoppler pode-se diagnosticar várias doenças como aterosclerose, vasculites e aneurismas, por isso muitas vezes é indicado pelo cardiologista ou neurologista.

Seguro, simples e livre de efeitos adversos, o Doppler pode ser realizado através de diversos tipos de procedimentos.

Quais as indicações do Ecodoppler?

O EcoDoppler exame pode ser indicado para as seguintes situações:

  • Detectar obstruções por gordura nas artérias ou veias (Ateroesclerose)
  • Localizar coágulos sanguíneos nas veias do braço ou da perna (Trombose);
  • Verificar se existe alguma dilatação da parede das veias ou artérias (Ectasias ou aneurismas);
  • Avaliar as características de varizes;
  • Estudar complicações vasculares pós procedimentos (pseudoaneurismas).

Como é feito o Ecodoppler?

A realização do EcoDoppler Vascular Colorido é similar à do ultrassom. O médico responsável posiciona a sonda na região que será avaliada , permitindo a obtenção das imagens, que são observadas em tempo real e podem ser avaliadas na mesma hora.

Pelo fato de ser um exame não invasivo e indolor, o EcoDoppler pode ser feito em pessoas de qualquer idade, incluindo crianças. Como ultrassonografias não usam radiação, o exame também pode ser feito em gestantes sem nenhum problema. Ele também é rápido, sendo concluído em cerca de 20 minutos.

Após o exame, será emitido um relatório com a descrição do que foi encontrado no exame e este laudo será disponibilizado para o médico que o solicitou e para o paciente.

Na grande maioria dos casos, a ultrassonografia com Doppler não exige que o paciente adote preparações especiais.

Como a técnica baseia-se na emissão de ondas sonoras, contrastes iodados e outros recursos semelhantes conhecidos pelos pacientes são dispensados.

QUAIS OS PRINCIPAIS TIPOS DE ULTRASSOM COM DOPPLER?

Para obter o diagnóstico de certas doenças e avaliar as condições de saúde dos pacientes, a ultrassonografia com efeito Doppler contempla as seguintes categorias.

  • Ecodoppler das carótidas e vertebrais
  • Ecodoppler de membros inferiores
  • Ecodoppler de membros superiores

ecodoppler das carótidas e vertebrais

Apenas entre os anos de 2000 e 2010, quase 65 mil pessoas com menos de 45 anos foram vítimas de um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e vieram a óbito. A cada três mortes por acidente cardiovascular, duas são em decorrência do AVC, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde.

Uma das causas mais recorrentes do Acidente Vascular Cerebral é justamente o acúmulo de gordura nas artérias carótidas. Isso porque elas são o principal canal de fluxo sanguíneo do arterial que vai do coração ao cérebro. Se elas estiverem obstruídas, o sangue não chega ao cérebro como deveria e a consequência é o AVC.

O exame EcoDoppler Vascular Colorido é capaz de permitir ao médico responsável uma avaliação das carótidas e vertebrais, ele também possibilita um diagnóstico precoce em caso de existência de placas de ateroma. Dessa forma, é possível agir com prevenção, combatendo o problema antes que ele se torne muito maior ou irreversível.

Por fim, o exame EcoDoppler de carótidas e vertebrais não chega a exigir nenhuma espécie de preparo para ser realizado. Ele não só é essencial para identificar, prevenir e combater diversos problemas graves, como também não pede quase nada dos pacientes.

O exame é simples, indolor e utilizado para analisar o interior das artérias carótidas, pelas quais o oxigênio é transportado para o cérebro.

Além da quantificação das obstruções arteriais o EcoDoppler de carótidas e vertebrais pode medir a espessura da parede do vaso que é um importante indicador de risco cardiovascular.

Indicado para pacientes com sintomas neurológicos como queda, fraquezas musculares, tonteiras e vertigem, além de portadores de risco para acidente vascular cerebral, como os diabéticos, hipertensos, tabagistas, dislipidêmicos, sedentários e para pacientes com suspeita de arterites e aneurismas.

ECODOPPLER DE MEMBROS INFERIORES

O Ecodoppler Vascular Colorido de Membros Inferiores avalia a circulação arterial e venosa das pernas. Dessa forma podemos estudar a saúde desses vasos. É o exame de escolha para o diagnóstico de trombose venosa profunda, tromboflebites e oclusões arteriais, possibilitando programar a estratégia de tratamento das mesmas.

É um exame não invasivo baseado em ultrassom e dopplerfluxometria no qual analisa o fluxo sanguíneo dos vasos, sua estrutura (tamanho, espessura, conteúdo e trajeto), e função (presença e direção do fluxo).

Suas principais indicações incluem pesquisa de Doença vascular obstrutiva periférica (DAOP), Oclusão arterial aguda (OAA), Doença venosa crônica e Trombose venosa profunda (TVP), além de mapeamento de varizes.

ECODOPPLER DE MEMBROS SUPERIORES

O Ecodoppler Vascular Colorido de Membros Superiores é um doppler vascular que tem como objetivo analisar a circulação nos braços, do sistema venoso e arterial.

Além disso, é possível encontrar coágulos no interior de veias dos braços (trombose). Em casos mais graves de oclusão podem surgir inchaço persistente nos braços, com feridas e alterações na coloração da pele, sendo importante o exame para definir intervenção cirúrgica.

Indicado para investigação de Mal formações arteriovenosas, Oclusões e estenoses arteriais; Tromboses venosas. Avalia a qualidade das paredes das veias e também útil para guiar e orientar melhor sítio de acesso para passagem de cateteres venosos.

RESULTADOS OBTIDOS COM O AUXÍLIO DO ECODOPPLER

Graças à possibilidade de verificar como o sangue está fluindo através do sistema vascular de diferentes seções do organismo, o Doppler permite que diversos tipos de doenças sejam diagnosticados.

De maneira geral, os resultados apontam se as artérias estão normais, contam com estreitamentos ou bloqueios.

Assim, entre as patologias relacionadas a problemas nas artérias que podem ser encontradas pelo Doppler, destacam-se as placas ateroscleróticas e os aneurismas.

Já nas veias, o exame é capaz de verificar a presença de tromboses e varizes.

Normalmente, a ultrassonografia com Doppler é indicada para acompanhar as condições vasculares de pacientes predispostos a problemas como os mencionados, além daqueles com histórico familiar ou mesmo sintomas cardiovasculares.

INDICAÇÕES GERAIS DO ECODOPPLER

Seu médico pode sugerir um Ecodoppler se você mostrar sinais de diminuição do fluxo sanguíneo nas artérias ou veias de suas pernas, braços ou pescoço. Uma quantidade reduzida de fluxo sanguíneo pode ser devido a um bloqueio na artéria, um coágulo de sangue dentro de um vaso sanguíneo ou a uma lesão de um vaso sanguíneo.

  • Trombose Venosa Profunda (TVP): uma condição que ocorre quando um coágulo sanguíneo se forma em uma veia no interior do corpo (geralmente nas regiões da perna ou do quadril);
  • Tromboflebite Superficial: uma inflamação das veias devido a um coágulo sanguíneo numa veia logo abaixo da superfície da pele;
  • Arteriosclerose: um estreitamento e endurecimento das artérias que fornecem sangue para as pernas e pés;
  • Tromboangiite Obliterante: uma doença rara em que os vasos sanguíneos das mãos e dos pés ficam inflamados e inchados;
  • Tumores Vasculares nos braços ou pernas.

Neste post, vimos que o EcoDoppler é um dos principais exames no cuidado com a saúde do coração. Ele auxilia tanto na detecção de doenças quanto como caráter preventivo. Por ser um método não invasivo, a realização é simples, não exige preparos e nem gera efeitos colaterais no paciente.

Gostou de saber mais sobre o ecodoppler e deseja ficar por dentro de outros conteúdos? Siga CardioHub nas redes sociais! Estamos no Instagram, Facebook e LinkedIn!

Solicite aqui o agendamento do seu exame.

NOTÍCIAS RECENTES

Deixe um comentário

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através de seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e os serviços que oferecemos.
Converse conosco
1
Diga como podemos ajudar
Olá 👋🏼
Como podemos te ajudar hoje?