Scroll Top


Outubro Rosa

A saúde da mulher como um todo
outubro rosa

Com o objetivo de alertar a população feminina sobre os cuidados com a própria saúde, a campanha mundialmente conhecida como “Outubro Rosa” simboliza a luta contra o câncer de mama.

O movimento surgiu nos Estados Unidos na década de 90 e ao longo do tempo foi adotado por outros países como uma forma de conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dessa doença tão devastadora.

A falta de informação é um dos fatores que dificultam o combate ao câncer. Durante todo o mês de outubro o principal foco da campanha é incentivar mulheres com idade entre 40 e 69 anos a fazerem os exames para prevenir ou até mesmo descobrir um possível diagnóstico precoce, aumentando as chances de cura.

De 1º a 31 de outubro são realizadas em diversas cidades palestras e distribuição de materiais informativos à toda população para conscientizar sobre os sintomas, tratamento, prevenção e diagnóstico.

A importância da luta contra o câncer de mama

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, representando 28% dos casos de câncer feminino no mundo todo. Perdendo apenas para o câncer de pele e seguido do HPV (câncer do colo do útero).

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) foram estimados 60 mil novos casos da doença no Brasil em 2018, o que representa também a primeira causa de morte por câncer na população feminina brasileira – cerca de 13 mil mortes para cada 100 mil mulheres. Números preocupantes que reforçam o alerta sobre os cuidados com a saúde da mulher.

O que poucas pessoas sabem é que o câncer de mama pode atingir também a população masculina, representando 1% dos casos.

Por isso, é de extrema importância que homens e mulheres, principalmente as que se encontram nas faixas etária citadas, fiquem atentos para a prevenção e o diagnóstico precoce da doença, realizando a mamografia pelo menos uma vez por ano para eliminar qualquer risco.

Para alguns especialistas, a realização dos exames nas mamas de modo regular pode diminuir as chances de morte por câncer de mama em até 30% dos casos.

o que é Outubro Rosa?

O movimento teve início no ano de 1990 em um evento chamado “Corrida pela cura” que aconteceu em Nova Iorque, para arrecadar fundos para a pesquisa realizada pela instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation.

O evento ocorria sem que houvessem instituições públicas ou privadas envolvidas. A medida em que cresceu, outubro foi instituído como o mês de conscientização nacional nos Estados Unidos, até se espalhar para o resto do mundo.

A primeira ação no Brasil aconteceu em 2002, no parque Ibirapuera, em São Paulo. Com a iluminação cor-de-rosa do Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista.

A partir de 2008, iniciativas como essa tornaram se cada vez mais frequentes. Diversas entidades relacionadas ao câncer passaram a iluminar prédios e monumentos, transmitindo a mensagem: a prevenção é necessária.

Principais causas do câncer de mama

Existem diversos tipos e subtipos de câncer de mama. O principal critério para o diagnóstico é determinar quando o tumor pode ser invasivo ou não e também se é do tipo histológico.

O câncer de mama pode ser desenvolvido por diversos motivos. Mas os principais deles são:

  • Histórico familiar
  • Idade
  • Menstruação precoce
  • Menopausa tardia
  • Reposição hormonal
  • Tumores reincidentes

Além deles, outros fatores como obesidade e problemas de colesterol podem ocasionar o surgimento da doença.

Principais sintomas do câncer de mama

Os sintomas do câncer de mama variam conforme o tamanho e o estágio do tumor. Esses estágios são divididos de 0 a 4 conforme a evolução da doença. A maioria deles, quando iniciais, não apresenta sintomas.

Conhecer o próprio corpo está entre os cuidados primordiais para detectar a doença. Fiquem atentas quando surgirem:

  • Feridas na mama
  • Nódulos aparentes
  • Alteração nos mamilos
  • Secreções
  • Pele enrugada (com aspecto de casca de laranja)
  • Vermelhidão e inchaço
  • Dor nas mamas e também nas axilas

O autoexame é uma das formas mais eficazes de se detectar a doença. Por isso, tenha o hábito de apalpar as mamas, prestando bastante atenção no que é normal para elas e quando há qualquer alteração suspeita. Toque-as durante o banho, deitadas (antes de dormir ou ao acordar) e também na frente do espelho.

Principais DÚVIDAS SOBRE câncer de mama

Câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente na mulher brasileira. Nesta doença, ocorre um desenvolvimento anormal das células da mama, que multiplicam-se repetidamente até formarem um tumor maligno.

O sintoma do câncer de mama mais fácil de ser percebido pela mulher é um caroço no seio, acompanhado ou não de dor. A pele da mama pode ficar parecida com uma casca de laranja; também podem aparecer pequenos caroços embaixo do braço. Deve-se lembrar que nem todo caroço é um câncer de mama, por isso é importante consultar um profissional de saúde.

Toda mulher com 40 anos ou mais de idade deve procurar um ambulatório, centro ou posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas anualmente, além disso, toda mulher, entre 50 e 69 anos deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos. O serviço de saúde deve ser procurado mesmo que não tenha sintomas!

É o exame das mamas realizado por médico ou enfermeiro treinado para essa atividade. Neste exame poderão ser identificadas alterações nas mesmas. Se for necessário, será indicado um exame mais específico, como a mamografia.

É um exame muito simples que consiste em um raio-X da mama e permite descobrir o câncer quando o tumor ainda é bem pequeno.

Se uma pessoa da família – principalmente a mãe, irmã ou filha – teve essa doença antes dos 50 anos de idade, a mulher tem mais chances de ter um câncer de mama. Quem já teve câncer em uma das mamas ou câncer de ovário, em qualquer idade, também deve ficar atenta. As mulheres com maior risco de ter o câncer de mama devem tomar cuidados especiais, fazendo, a partir dos 35 anos de idade, o exame clínico das mamas e a mamografia, uma vez por ano.

Ter uma alimentação saudável e equilibrada (com frutas, legumes e verduras), praticar atividades físicas (qualquer atividade que movimente seu corpo) e não fumar. Essas são algumas dicas que podem ajudar na prevenção de várias doenças, inclusive do câncer.

O exame das mamas realizado pela própria mulher, apalpando os seios, ajuda no conhecimento do próprio corpo, entretanto, esse exame não substitui o exame clínico das mamas realizado por um profissional de saúde treinado. Caso a mulher observe alguma alteração deve procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo de sua residência. Mesmo que não encontre nenhuma alteração no autoexame, as mamas devem ser examinadas uma vez por ano por um profissional de saúde!

Nosso conteúdo foi importante para você? Compartilhe e leve essas informações para mais gente. O nosso objetivo é compartilhar conhecimento para seu melhor viver e para a saúde do seu coração. Confira outras dicas que preparamos em nosso site.

Agende uma avaliação com o nosso time de especialistas da CardioHub para deixar seu coração em boas mãos. Clique aqui e faça seu agendamento do seu exame.

Quer ficar por dentro de outros conteúdos? Siga CardioHub nas redes sociais! Estamos no Instagram, Facebook e LinkedIn!

Até a próxima!

NOTÍCIAS RECENTES

Posts relacionados

Deixe um comentário

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através de seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e os serviços que oferecemos.
Converse conosco
1
Diga como podemos ajudar
Olá 👋🏼
Como podemos te ajudar hoje?