Scroll Top

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Tudo o que você precisa saber sobre o ecocardiograma

O ecocardiograma é um exame não invasivo e efetivo que permite o diagnóstico de uma série de problemas cardíacos.

O coração tem como principal função o bombeamento de sangue pelo organismo, garantindo a oxigenação de todos os nossos tecidos e sendo assim, precisamos cuidar dele com muito carinho! Para isso, nada melhor do que realizar exames preventivos que podem detectar possíveis alterações logo em seu início, possibilitando um tratamento muito mais eficiente.

A seguir, saberemos quais são as indicações do ecocardiograma, como ele funciona e muito mais. Boa leitura!

O que é o exame ecocardiograma?

Também conhecido como ecocardiografia, o ecocardiograma nada mais é do que uma ultrassonografia feita na região do coração. Ou seja: ele é um exame que utiliza as ondas e frequências relacionadas ao som para obter imagens de nosso coração. Interessante, não é?

Para que você possa entender melhor o conceito, basta pensar, por exemplo, em uma ultrassonografia pré-natal. As imagens obtidas são mais ou menos daquele jeito e o modo como o exame é feito, também.

Clique aqui e conheça o exame Ecocardiograma Transtoracico com Doppler Colorido

doenças diagnosticadas pelo ECOCARDIOGRAMA

Objetivamente podemos listar as 8 principais doenças:

  1. Insuficiência cardíaca, conhecido como coração fraco
  2. Doenças das válvulas cardíacas, conhecido como sopro
  3. Cardiopatia congênitas, conhecidas doenças de nascimento
  4. Doenças do pericárdio, capa que reveste o coração
  5. Doenças da aorta torácica, conhecida como aorta dilatada
  6. Tumores cardíacos, benigno como mixoma atrial
  7. Sobrecargas cardíacas, conhecida como coração grande
  8. Pesquisa de trombos, Presença de coágulos dentro do coração que podem migrar para o corpo

Como é feito o ecocardiograma?

O ecocardiograma é um exame completamente não invasivo e indolor realizado por meio de um aparelho de ultrassom. O dispositivo é capaz de captar ondas sonoras e transformá-las em imagem. Para a realização do ecocardiograma, é necessário remover todas as joias e roupas acima da cintura. Poderá ser oferecido ao paciente uma roupa cirúrgica (avental) para o seu melhor conforto.

O paciente será posicionado de barriga para cima e em seguida o médico cardiologista especializado deslizará um transdutor com gel sobre o peito do paciente para visualizar todas as partes do coração. O gel facilita a visualização, é fabricado à base de água e não causa alergia em contato com a pele.

Em alguns momentos poderão ser feitas pequenas pressões para facilitar a visualização do órgão e as funcionalidades que devem ser testadas, sem causar dor ou desconforto ao paciente. O procedimento dura em média 20 minutos.

Clique aqui para conhecer mais sobre os nossos exames.

Quando fazer o ecocardiograma?

O ecocardiograma é hoje um dos principais e mais utilizados recursos da cardiologia, e geralmente é pedido quando há a necessidade de identificar alterações no coração, especialmente em seu funcionamento. No entanto, isso não é tudo.

Esse teste também é muito importante como acompanhamento de pacientes que já tenham um histórico de problemas no coração, para estadiamento de suas enfermidades ou, simplesmente, como exame de rotina a fim de avaliar se os medicamentos precisam ser ajustados.

A ecocardiografia permite analisar aspectos morfológicos (estrutura) e as funções cardíacas, a estrutura das válvulas do coração (responsáveis pela entrada e saída de sangue) e alterações na membrana que reveste o órgão. Pode detectar diversas doenças, em adultos e crianças, como sopro cardíaco, trombos no coração ou no pulmão (tromboembolismo pulmonar), tumores e aneurisma.

Dessa forma pode ser indicado na avaliação dos pacientes com sopro cardíaco, sintomas de palpitação, desmaio, falta de ar, cansaço, dor torácica (dor no peito), ou nos portadores de diversas doenças cardíacas.

QUAIS SÃO OS TIPOS DE ECOCARDIOGRAMA?

Existem diversos tipos de ecocardiograma, para diferentes situações. Entretanto a escolha de qual método deve ser utilizado é feita pelo médico solicitante, de acordo com o caso específico de cada paciente.

ECOCARDIOGRAMA TRANSTORÁCICO

O ecocardiograma transtorácico é o tipo mais comum, menos invasivo e totalmente indolor. O transdutor é utilizado externamente e movimentando com ajuda de um gel, é possível visualizar as estruturas cardíacas bidimensionalmente, além do estudo de fluxo com ajuda da técnica de Doppler.

ECOCARDIOGRAMA TRANSESOFÁGICO

O ecocardiograma transesofágico, o transdutor é introduzindo pela boca do paciente como se estivesse fazendo uma endoscopia e colocado no esôfago, possibilitando a visualização bidimensional de estruturas posteriores. Esse exame necessita de uso de anestésico.

ECOCARDIOGRAMA COM ESTRESSE FARMACOLÓGICO

O ecocardiograma com estresse farmacológico envolve a necessidade de administração de substancias estimuladores pela veia do paciente, assim podemos observar o comportamento do coração sob efeito da medicação.

ECOCARDIOGRAMA TRANSTORÁCICO COM MICROBOLHAS

O Ecocardiograma Transtorácico com Microbolhas é um excelente exame para excluir forame oval patente (FOP), um canal que no período embrionário permite a circulação sanguínea fetal, com ajuda do contraste de microbolhas feito pela administração de uma solução salina na veia do paciente, é possível visualizar a passagem de bolhas por esse canal caso ele não tenha fechado. Além disso, o contraste com microbolhas possibilita a melhor visualização das paredes do coração, contribuindo para o diagnóstico de aneurisma e pseudoaneurisma de ventrículo esquerdo, cardiomiopatia hipertrófica apical e de shunts extra cardíacos (ex. hepatopulmonar).

ECOCARDIOGRAMA TRANSTORÁCICO COM ESTRESSE FÍSICO

O Ecocardiograma Transtorácico com Estresse Físico permite o estudo estrutural do coração e do fluxo sanguíneo após um teste físico máximo, podendo ser realizado em uma esteira ou em uma bicicleta.

Indicações gerais do ecocardiograma

Como já vimos, as indicações gerais do ecocardiograma são os pacientes sintomáticos e já diagnosticados com doenças cardíacas.

Mas não podemos esquecer sua crescente importância nos portadores de risco cardiovascular, como hipertensão, diabetes (açúcar no sangue), dislipidemia (colesterol elevado), obesidade, tabagismo, história familiar positiva (casos na família); nos check up periódicos e na avaliação do atleta.

…Cuidar da saúde do coração é essencial em todas as idades. Um dos exames mais importantes para avaliar o estado do órgão é o ecocardiograma.

Neste post, vimos que o ecocardiograma é um dos principais exames no cuidado com a saúde do coração. Ele auxilia tanto na detecção de doenças quanto como caráter preventivo. Por ser um método não invasivo, a realização é simples, não exige preparos e nem gera efeitos colaterais no paciente.

Gostou de saber mais sobre o ecocardiograma e deseja ficar por dentro de outros conteúdos? Então siga-nos nas redes sociais! Estamos no Instagram, Facebook e LinkedIn!

Se você precisa realizar a ecocardiografia, solicite aqui o agendamento do seu exame.

NOTÍCIAS RECENTES

Deixe um comentário

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através de seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e os serviços que oferecemos.
Converse conosco
1
Diga como podemos ajudar
Olá 👋🏼
Como podemos te ajudar hoje?