Arritmia Cardíaca: Tudo que você precisa saber
Aquela sensação de palpitação, sem compasso adequado ou desconforto no peito pode ser indicativa de uma condição anormal dos batimentos cardíacos chamada arritmia. A alteração do ritmo do coração, por vezes pode desencadear outros eventos até mais graves, como mal súbito e parada cardíaca.
No Brasil, arritmia acomete cerca de 2 milhões de brasileiro e é uma das principais causas de morte súbita. De acordo com a SOBRAC, Sociedade de Brasileira de Arritmias Cardíacas, a escala da doença é de 1 em 4 pessoas e é responsável pela morte súbita de cerca de 300 mil brasileiros todos os anos.
Por isso preparamos esse alerta em resumo onde vamos falar sobre os principais sintomas, causas e tratamento da arritmia.
O que é arritmia cardíaca?
Para explicar o que acontece durante o evento, basicamente ocorre uma alteração no ritmo dos batimentos do coração. Em condições normais, o músculo cardíaco constrói seu movimento em função de descargas elétricas regulares, essas mesmas descargas apresentadas de forma irregular causam alterações no ritmo cardíaco que provocam o que chamamos de arritmia.
Esse distúrbio no ritmo cardíaco pode causar taquicardia, quando os batimentos estão mais rápidos do que o normal, acima de 100 por minuto, também pode causar bradicardia quando os batimentos estão mais lentos, abaixo de 50 por minuto, ou batimentos sem um padrão definido.
Qual é o ritmo adequado do coração?
A frequência cardíaca é medida por meio da contagem dos batimentos por minuto (BPM). No ritmo normal, o coração bate de 50 a 90 bpm (batimentos por minuto).
Nos casos de prática de exercícios físicos de alta intensidade os batimentos cardíacos podem subir além do normal, chegando a 150 bpm.
sinais e sintomas da arritmia
Palpitação no peito é um sintoma da arritmia cardíaca bastante falado, porém não é o único.
Entre os sinais mais comuns de alteração do ritmo cardíaco que podem ser percebidos estão:
- Sensação de nó na garganta
- Tontura
- Desmaio
- Sensação de fraqueza/ cansaço
- Palidez
- Sudorese
- Dor no peito
- Falta de ar
- Mal-estar geral
- Escurecimento da vista
Quais as causas da arritmia cardíaca?
Já falamos dos principais sintomas e sinais para nos dar um alerta sobre essa doença, então agora vamos citar algumas das principais causas para a arritmia cardíaca.
Algumas circunstâncias podem levar à arritmia, entre elas outros problemas cardíacos, como por exemplo:
- Doença cardíaca congênita
- Doença da artéria coronária
- Hipertensão
- Aterosclerose
- Valvulopatias
Além desses fatores, outras causas da arritmia cardíaca podem estar relacionadas à:
- Anemia
- Diabetes
- Doença de chagas
- Alteração na tireóide
- Predisposição genética
Podemos destacar outras causas relacionadas ao estilo de vida, que são o estresse e a ansiedade, em razão da alteração de produção de cortisol que causa mudanças no ritmo cardíaco. E também causas por hábitos não saudáveis como:
- Tabagismo
- Alcoolismo
- Uso de drogas e medicações estimulantes
- Consumo exagerado de cafeína
- Sedentarismo
- Sobrepeso/obesidade
- Apneia do sono
arritmia cardíaca Tem tratamento?
As opções terapêuticas para o tratamento das arritmias cardíacas dependerão do diagnostico do coração do paciente. Por exemplo, nas bradicardias onde os batimentos estão lentos pode ser necessário o uso de marcapasso cardíaco.
Nas taquicardias, quando o coração bate de forma acelerada, há uma série de tratamentos possíveis. Podemos citar entre os tratamentos principais a terapia farmacológica com o uso de medicamentos antiarrítmico e anticoagulantes, e outras soluções como, cardioversão elétrica, desfibriladores e cirurgias de ablação. Vamos conferir:
Marca-passo
Aparelho que auxilia nas regulagens do batimento do coração, enviando estímulos elétricos para manter o ritmo e velocidade constantes;
Ablação por cateter
Para pacientes que não apresentam bons resultados com medicamentos ou para paciente que precisam de um tratamento mais definitivo;
Cardioversor desfibrilador implantável
Realizam a cardioversão ou desfibrilação do coração em resposta à taquicardia ou fibrilação ventricular, também propiciam estimulação artificial antibradicardia e antitaquicardia.
É muito importante colocar que a arritmia cardíaca é uma doença totalmente tratável e que este tratamento depende das possíveis causas já vistas aqui no texto.
Observar sinais de pessoa, atribuir dados como idade, condições preexistentes e maus hábitos de saúde como sinais importantes para evitar quadros graves. Cada caso deverá ser analisado pelo médico para que o tratamento seja o mais adequado para cada paciente.
Como prevenir a arritmia cardíaca?
Como falamos acima, algumas das causas da arritmia estão ligadas ao estilo de vida, sendo assim, uma maneira de prevenir o mal que altera o ritmo do coração é por meio da adoção de hábitos de vida mais saudáveis, que incluem uma alimentação equilibrada e a prática regular de exercícios físicos. Além, é claro, de ficar longe do cigarro, evitar o excesso de bebidas alcoólicas e ter o acompanhamento de um Médico Cardiologista na rotina de cuidado com a saúde.
Fato ou fake: arritmia cardíaca
As arritmias cardíacas têm diversas formas?
Fato! As arritmias cardíacas podem ser do tipo taquicardica, quando os batimentos estão mais rápidos do que o normal, ou podem ser bradicardica quando os batimentos estão mais lentos.
A morte súbita acontece apenas em pessoas sedentárias?
Fake! Todos estão sujeitos à morte súbita, inclusive atletas. Mas é importante frisar que a maior porcentagem de ocorrência está no grupo de pessoas que têm doenças cardíacas ou têm histórico familiar.
As arritmias cardíacas podem ser sintomáticas e assintomáticas?
Fato! Como falamos no texto existem os sintomas mais comuns como as palpitações, desmaios, tonturas, fraqueza, dor no peito, etc. Mas há casos em que a pessoa fica assintomática, ou seja, que não possui nenhum dos desconfortos citados. Por isso fazer check-up anualmente é super importante!
A arritmia cardíaca pode provocar parada cardíaca e a morte súbita?
Fato! A arritmia cardíaca não quando não diagnosticada e tratada corretamente pode ter consequências graves, como já foi citado, parada cardíaca e morte súbita.
A arritmia cardíaca atinge somente a população idosa?
Fake! A maior parcela das vítimas de morte súbita está em idade produtiva. Fica o alerta de que a arritmia pode ocorrer em qualquer faixa etária.
Arritmias cardíacas são sempre malignas?
Fake! Há arritmias benignas que podem causar sintomas desagradáveis como palpitações, porém dificilmente levam a morte. Já as arritmias malignas geralmente podem causar morte súbita. Por isso, é importante checar com um Médico Cardiologista e realizar uma avaliação detalhada.
Quem tem arritmia cardíaca pode praticar atividades físicas?
Fato! Com a medicina avançada e quantidade de opções de tratamento que temos atualmente, com avaliação e a indicação de exercícios feitos pelo Médico Cardiologista, mesmo as pessoas que têm algum problema cardíaco podem se exercitar. Com profissional qualificado e sendo monitorado é possível!
Muita informação boa! Agora que já falamos tudo sobre arritmia e você já sabe principais causas, sintomas e formas de tratamento, busque ajuda, faça seu check-up. Aqui no CardioHub temos os profissionais mais qualificados para te ajudar a manter seu coração saudável! Ficou na dúvida entre em contato conosco! Até a próxima!
Gostou e quer saber mais sobre arritmia cardíaca? Siga CardioHub nas redes sociais! Estamos no Instagram, Facebook e LinkedIn!
Solicite aqui o agendamento do seu exame.