Scroll Top

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Arritmia Cardíaca: Tudo que você precisa saber

Aquela sensação de palpitação, sem compasso adequado ou desconforto no peito pode ser indicativa de uma condição anormal dos batimentos cardíacos chamada arritmia. A alteração do ritmo do coração, por vezes pode desencadear outros eventos até mais graves, como mal súbito e parada cardíaca.

No Brasil, arritmia acomete cerca de 2 milhões de brasileiro e é uma das principais causas de morte súbita. De acordo com a SOBRAC, Sociedade de Brasileira de Arritmias Cardíacas, a escala da doença é de 1 em 4 pessoas e é responsável pela morte súbita de cerca de 300 mil brasileiros todos os anos.

Por isso preparamos esse alerta em resumo onde vamos falar sobre os principais sintomas, causas e tratamento da arritmia.

O que é arritmia cardíaca?

Para explicar o que acontece durante o evento, basicamente ocorre uma alteração no ritmo dos batimentos do coração. Em condições normais, o músculo cardíaco constrói seu movimento em função de descargas elétricas regulares, essas mesmas descargas apresentadas de forma irregular causam alterações no ritmo cardíaco que provocam o que chamamos de arritmia.

Esse distúrbio no ritmo cardíaco pode causar taquicardia, quando os batimentos estão mais rápidos do que o normal, acima de 100 por minuto, também pode causar bradicardia quando os batimentos estão mais lentos, abaixo de 50 por minuto, ou batimentos sem um padrão definido.

Qual é o ritmo adequado do coração?

A frequência cardíaca é medida por meio da contagem dos batimentos por minuto (BPM). No ritmo normal, o coração bate de 50 a 90 bpm (batimentos por minuto).

Nos casos de prática de exercícios físicos de alta intensidade os batimentos cardíacos podem subir além do normal, chegando a 150 bpm.

sinais e sintomas da arritmia

Palpitação no peito é um sintoma da arritmia cardíaca bastante falado, porém não é o único.

Entre os sinais mais comuns de alteração do ritmo cardíaco que podem ser percebidos estão:

  1. Sensação de nó na garganta
  2. Tontura
  3. Desmaio
  4. Sensação de fraqueza/ cansaço
  5. Palidez
  6. Sudorese
  7. Dor no peito
  8. Falta de ar
  9. Mal-estar geral
  10. Escurecimento da vista

Quais as causas da arritmia cardíaca?

Já falamos dos principais sintomas e sinais para nos dar um alerta sobre essa doença, então agora vamos citar algumas das principais causas para a arritmia cardíaca.

Algumas circunstâncias podem levar à arritmia, entre elas outros problemas cardíacos, como por exemplo:

  • Doença cardíaca congênita
  • Doença da artéria coronária
  • Hipertensão
  • Aterosclerose
  • Valvulopatias

Além desses fatores, outras causas da arritmia cardíaca podem estar relacionadas à:

  • Anemia
  • Diabetes
  • Doença de chagas
  • Alteração na tireóide
  • Predisposição genética

Podemos destacar outras causas relacionadas ao estilo de vida, que são o estresse e a ansiedade, em razão da alteração de produção de cortisol que causa mudanças no ritmo cardíaco. E também causas por hábitos não saudáveis como:

  • Tabagismo
  • Alcoolismo
  • Uso de drogas e medicações estimulantes
  • Consumo exagerado de cafeína
  • Sedentarismo
  • Sobrepeso/obesidade
  • Apneia do sono

arritmia cardíaca Tem tratamento?

As opções terapêuticas para o tratamento das arritmias cardíacas dependerão do diagnostico do coração do paciente. Por exemplo, nas bradicardias onde os batimentos estão lentos pode ser necessário o uso de marcapasso cardíaco.

Nas taquicardias, quando o coração bate de forma acelerada, há uma série de tratamentos possíveis. Podemos citar entre os tratamentos principais a terapia farmacológica com o uso de medicamentos antiarrítmico e anticoagulantes, e outras soluções como, cardioversão elétrica, desfibriladores e cirurgias de ablação. Vamos conferir:

Marca-passo

Aparelho que auxilia nas regulagens do batimento do coração, enviando estímulos elétricos para manter o ritmo e velocidade constantes;

Ablação por cateter

Para pacientes que não apresentam bons resultados com medicamentos ou para paciente que precisam de um tratamento mais definitivo;

Cardioversor desfibrilador implantável

Realizam a cardioversão ou desfibrilação do coração em resposta à taquicardia ou fibrilação ventricular, também propiciam estimulação artificial antibradicardia e antitaquicardia.

É muito importante colocar que a arritmia cardíaca é uma doença totalmente tratável e que este tratamento depende das possíveis causas já vistas aqui no texto.

Observar sinais de pessoa, atribuir dados como idade, condições preexistentes e maus hábitos de saúde como sinais importantes para evitar quadros graves. Cada caso deverá ser analisado pelo médico para que o tratamento seja o mais adequado para cada paciente.

Como prevenir a arritmia cardíaca?

Como falamos acima, algumas das causas da arritmia estão ligadas ao estilo de vida, sendo assim, uma maneira de prevenir o mal que altera o ritmo do coração é por meio da adoção de hábitos de vida mais saudáveis, que incluem uma alimentação equilibrada e a prática regular de exercícios físicos. Além, é claro, de ficar longe do cigarro, evitar o excesso de bebidas alcoólicas e ter o acompanhamento de um Médico Cardiologista na rotina de cuidado com a saúde.

Fato ou fake: arritmia cardíaca

As arritmias cardíacas têm diversas formas?

Fato! As arritmias cardíacas podem ser do tipo taquicardica, quando os batimentos estão mais rápidos do que o normal, ou podem ser bradicardica quando os batimentos estão mais lentos.

A morte súbita acontece apenas em pessoas sedentárias?

Fake! Todos estão sujeitos à morte súbita, inclusive atletas. Mas é importante frisar que a maior porcentagem de ocorrência está no grupo de pessoas que têm doenças cardíacas ou têm histórico familiar.

As arritmias cardíacas podem ser sintomáticas e assintomáticas?

Fato! Como falamos no texto existem os sintomas mais comuns como as palpitações, desmaios, tonturas, fraqueza, dor no peito, etc. Mas há casos em que a pessoa fica assintomática, ou seja, que não possui nenhum dos desconfortos citados. Por isso fazer check-up anualmente é super importante!

A arritmia cardíaca pode provocar parada cardíaca e a morte súbita?

Fato! A arritmia cardíaca não quando não diagnosticada e tratada corretamente pode ter consequências graves, como já foi citado, parada cardíaca e morte súbita.

A arritmia cardíaca atinge somente a população idosa?

Fake! A maior parcela das vítimas de morte súbita está em idade produtiva. Fica o alerta de que a arritmia pode ocorrer em qualquer faixa etária.

Arritmias cardíacas são sempre malignas?

Fake! Há arritmias benignas que podem causar sintomas desagradáveis como palpitações, porém dificilmente levam a morte. Já as arritmias malignas geralmente podem causar morte súbita. Por isso, é importante checar com um Médico Cardiologista e realizar uma avaliação detalhada.

Quem tem arritmia cardíaca pode praticar atividades físicas?

Fato! Com a medicina avançada e quantidade de opções de tratamento que temos atualmente, com avaliação e a indicação de exercícios feitos pelo Médico Cardiologista, mesmo as pessoas que têm algum problema cardíaco podem se exercitar. Com profissional qualificado e sendo monitorado é possível!

Muita informação boa! Agora que já falamos tudo sobre arritmia e você já sabe principais causas, sintomas e formas de tratamento, busque ajuda, faça seu check-up. Aqui no CardioHub temos os profissionais mais qualificados para te ajudar a manter seu coração saudável! Ficou na dúvida entre em contato conosco! Até a próxima!

Gostou e quer saber mais sobre arritmia cardíaca? Siga CardioHub nas redes sociais! Estamos no Instagram, Facebook e LinkedIn!

Solicite aqui o agendamento do seu exame.

NOTÍCIAS RECENTES

Deixe um comentário

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através de seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e os serviços que oferecemos.
Converse conosco
1
Diga como podemos ajudar
Olá 👋🏼
Como podemos te ajudar hoje?